As atividades complementares no curso de Gestão Ambiental podem ser construídas de acordo com a necessidade dos estudantes e das turmas à medida que podem reivindicar a participação ativa em eventos ou atividades organizadas que achem relevantes para seu processo de ensino. A única atividade oficializada no curso é a Semana Acadêmica, constituída durante uma semana e presente no calendário do curso. Ela é estruturada pelos próprios estudantes juntamente com o Centro Acadêmico a partir de temáticas da realidade e os professores são consultados para sugestões, participações e contatos com outros professores ou palestrantes.
A Câmara poderá definir de acordo com o perfil dos estudantes, interesses manifestos, necessidades circunstanciais e oportunidades existentes, um elenco de atividades complementares a partir das definidas de acordo com a resolução No 70/04 do CEPE/UFPR. Para efeito de grade curricular, o curso disponibiliza 160 horas distribuídas ao longo dos quatro anos do curso para a realização de atividades complementares, sendo 40 por ano. Estas podem ser relacionadas à organização, participação ou apresentação de trabalhos em eventos científicos ou de extensão, estágios, bolsas de extensão, pesquisa e monitoria, participação em projetos de pesquisa e extensão e outras, a serem apreciadas pela Câmara. Para que estas horas sejam aproveitadas os estudantes devem comprovar junto a Câmara do Curso a carga horária através de cópias de documentos comprobatórios, tais como certificados, declarações oficiais e contratos de estágio.