domingo, 28 de março de 2010

Ciclo de Vídeos Documentários 29 de março a 1 de abril

CICLO DE VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS NO SETOR LITORAL: de 29 a 1 de abril.
Local: terceiro andar do bloco didático
Horário: todos os dias a partir das 16:00 horas
Temáticas diversas e atuais, confiram a sinopse dos vídeos desta semana.

1-ENRON: The swartest guys in the room
Um estudo sobre um dos maiores escândalos corporativos da história dos Estados Unidos, em que executivos da Enron, a 7ª maior companhia do país, fugiram com bilhões de dólares e deixaram acionistas e investidores sem um único tostão. Através de depoimentos e gravações é mostrada como funcionava a hierarquia interna na Enron. (EUA 2005 - 109 minutos)

2-SUPER SIZE ME
O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam. (EUA, 100 minutos)

3-THE CORPORATION
A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore. (EUA 2005, 144 minutos)

4-KOYAANISQATSI: Life out balance
Rara beleza visual, nenhum diálogo, apenas uma trilha sonora magnífica de Philip Glass e as mais incríveis imagens já vistas num filme. O título é explicado pelos realizadores do filme: a partir de um vocábulo hopi, uma tribo indígena dos EUA - KO.YAA.NIS.QA.TSI: vida, louca, desequilibrada, em tumulto, em desintegração; uma condição de vida que clama por outra maneira de viver), Goofrey Reggio realizou um filme de imagens delirantes, capturadas por Ron Fricke em várias partes do mundo. Em suma, o filme se propõe a mostrar a contradição entre a natureza e a montagem urbana do sonho americano. (EUA, 1998 - 87 minutos)

5-HOME
Home - nosso planeta, nossa casa é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, Home visa sensibilizar as platéias de todo o mundo sobre a fragilidade do planeta, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado. (FRANÇA 2009 - 120 minutos)

6-LIFE AFTER PEOPLE: WELCOME TO EARTH POPULATION ZERO
O MUNDO SEM NINGUÉM leva em conta a redução total do nosso impacto: o desaparecimento do ser humano. A intrigante noção do futuro pós-humano do nosso planeta (um exercício de imaginação fascinante explorado por cientistas e estudiosos) é exaustivamente explorado nesse especial do THE HISTORY através de um vívido imaginário e cativante computação gráfica. (EUA 2008, 88 minutos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário